loader

Clareamento

foto_clareamento
by on 5 de janeiro de 2016
Posted in posts

Clareamento Dental

 O clareamento dental vem sendo realizado há muito tempo na odontologa, existem relatos de uso de alguns produtos com esse objetivo desde 1884. A facilidade, o baixo custo e os resultados satisfatórios obtidos com a técnica caseira ( moldeira individual ) fizeram com que o clareamento dental se tornasse o primeiro passo para a melhoria estética do sorriso.

É importante antes de iniciar o clareamento de seus dentes, procurar descobrir o motivo do escurecimento aparente, uma vez que, com base nisso serão determinadas a técnica e o agente clareador a serem empregados no seu caso.

Algumas pessoas nascem com dentes mais amarelados que outras. Outras têm dentes que se tornam amarelados com o tempo. A cor natural de seus dentes também pode ser afetada por diversos fatores.

Manchas na superfície (chamadas pelos dentistas de manchas extrínsecas)
e descoloração podem ser causadas por:

  • Tabaco (tanto fumado como mastigado);
  • Ingestão de café, chá, ou vinho tinto;
  • Ingestão de alimentos altamente pigmentados como cerejas e amoras;
  • Acúmulo de depósitos de tártaro resultantes da placa que endureceu.

Manchas internas (chamadas pelos dentistas de manchas intrínsecas)

  • Tratamento com o antibiótico tetraciclina durante o período de formação dos dentes;
  • Aparência amarelada ou acinzentada dos dentes, como parte do processo de envelhecimento;
  • Trauma nos dentes que podem resultar na morte do nervo do dente, conferindo-lhe a cor marrom, cinza ou preta;
  • Ingestão demasiada de flúor durante a formação dos dentes (desde o nascimento até os 16 anos), o que dá ao dente uma aparência manchada.

O clareamento pode ser feito tanto em um consultório dentário ou em casa, utilizando um sistema fornecido pelo seu dentista. Ambos os métodos utilizam um gel branqueador que oxidam a mancha.

  • Clareamento em casa.
    O clareamento em casa é o procedimento mais comum hoje em dia. Seu dentista faz um molde de seus dentes e prepara uma moldeira  individualizada  que você irá preencher com o gel clareador e utilizar durante algumas horas ao dia ou ainda durante a noite.  Esta moldeira cobrirá somente a superfície dental, evitando, assim, que o agente clareador tenha contato direto e contínuo com a gengiva.  Muitos kits de clareamento prescritos por dentistas atualmente contém uma solução de 10 a 16% de peróxido de carbamida. Quando feito sob a supervisão de seu dentista, o clareamento em casa é bastante eficaz. Qualquer lesão e sensibilidade devem ser imediatamente comunicadas ao dentista. Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional. Seja no consultório seja em casa, sempre deve haver monitoramento do dentista.


( moldeira)

  • Clareamento no consultório
    Este procedimento demora de 30 minutos a uma hora por visita, e talvez você tenha que retornar várias vezes até obter o resultado desejado. A fim de proteger sua boca, uma substância em gel é aplicada em suas gengivas e um protetor de borracha é colocado em volta do colo dos dentes. Um agente oxidante (a solução branqueadora) é então aplicada em seus dentes. Uma luz especial é utilizada para ajudar a ativar o agente clareador.

(Normalmente após o clareamento você provavelmente precisará trocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem ação dos clareadores, parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.

A duração do tratamento pode variar dependendo da origem e intensidade  da alteração de cor ou manchamento.

Poderá ocorrer um volta da coloração, porém  nunca como era antes. Após em média 5 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção, que é feita em 2 ou 3 noites.

Durante o clareamento você deverá :

1 . Seguir as orientações do dentista.
2. Retirar o dispositivo de clareamento 1 hora antes das refeições e reiniciar 1 hora após.
3. Observar os dentes diariamente no espelho, monitorando o progresso do clareamento.
4. Guardar o dispositivo, para o caso de necessitar de manutenção.

– Não deve fazer:
1. Fumar durante o tratamento.
2. Tomar café, chá, Coca-Cola, alimentos condimentados ou com corantes em excesso.
3. Escovar os dentes logo após retirar o dispositivo.
4. Emprestar o produto para outras pessoas.


Share: